Conexão servidor Clinnet


Essa WIKI tem objetivo de elucidar as situações de quando não existe conexão com o Clinnet, mesmo quando o serviço apresenta disponibilidade total dos servidores em nosso Datacenter.

Nas situações mais comuns, indisponibilidade de acesso ao Clinnet sugere problemas de navegação na Banda Larga ou indisponibilidade de Servidores. Mas nem sempre o problema envolve um ou outro. Para um melhor entendimento, antes de mais nada, vale a pena explicarmos por aqui como funciona a Internet.

Quando digitamos em nosso navegador o endereço de um site, o nosso serviço de banda larga percorre um caminho do nosso computador até o servidor onde está hospedado esse site. Durante esse caminho é percorrida uma Rota onde passamos por vários servidores que nos indicam o caminho por onde devemos percorrer até chegarmos ao nosso destino. Esse trajeto é feito em milésimos de segundos, porém nem sempre esse caminho é percorrido sem algum problema. As vezes esse caminho percorrido pela operadora de Banda Larga possui algum servidor com falha e portanto a Rota realizada pode nos fornecer uma devolutiva negativa, informando de que aquele serviço ou site está indisponível ou que não foi permitida a conexão.

Para esses casos, a fim de realizarmos um diagnóstico, orientamos para que seja realizado um teste de uso através da conexão 3G do celular sem utilizar a conexão Wifi em nosso site, para que possamos averiguar de que o problema enfrentado não corresponde a indisponibilidade de servidores.

Para resolução desse problema, orientamos que seja desligado o Modem do serviço de Banda Larga, e ligado novamente após 5 minutos. Esse procedimento resolve o problema muitas vezes desse caso, pois ao reiniciar, o Modem atualiza suas Rotas e corrigi o problema que estava ocasionando a dificuldade de acesso. Mesmo assim não existe garantias de que a Rota seja corrigida seguindo esse procedimento, a tentativa de conexão pode continuar não sendo feita com sucesso, para esse caso é necessário utilizar um link de conexão Banda Larga de outro provedor diferente do anterior.

A Clinnet informa aos seus Contratantes a necessidade de haver um link de Banda Larga redundante de outro provedor para situações de indisponibilidade ou problema em um dos provedores utilizados.

Existe por parte de alguns usuários a objeção do uso normal em outros sites como UOL, Serviço de Bankline, entre outros. Pois bem, parte desses sites de conteúdo como UOL trabalham com dados pré-armazenados, onde o acesso não funciona em tempo real, mas em um servidor cópia que possui atualização sazonal. E no caso de outros sites como o Bankline, o mesmo funciona pois com certeza não passa pela mesma Rota da qual o provedor utiliza para acesso ao Clinnet. Lembrando que cada site pode estar localizado na mesma Cidade ou não, no mesmo Datacenter ou não, e ainda assim, nem todo mundo utiliza o mesmo serviço de Banda Larga.

Concluindo, um dos fatores que também causam dificuldades é a falta de um técnico ou empresa mantenedora da rede, para auxílio na configuração ou mudança do link de Banda Larga quando ocorre algum problema. A equipe de consultoria da Clinnet nesse caso pode realizar uma orientação para escolha desse mantenedor.