Vende-se logotipo de franquia para clínica médica por R$ 200.000,00


Você acha que o valor no título desse artigo é caro ? Pois é, Eu também acho. Mas existe muitas pessoas pagando isso por aí. E vou explicar no decorrer desse texto.

Em meados da década de 90, quando Eu ainda era um adolescente ouvia alguns gerentes de empresa dizendo que investiriam sua rescisão em uma franquia do Mc Donalds. Na época Eu ouvia dizer que o valor de investimento era de R$ 500.000,00 de uma unidade instalada, tendo certeza da aquisição de uma ótima marca, produto consolidado, venda em escalas, modelo de gestão, era realmente um ótimo investimento, mesmo na época o assunto de franquias não ser tão conhecido e divulgado.

Em meados dos anos 2000 tivemos a onda crescente das franquias, globalização e acesso mais amplo a informações de mercado colaboraram para que as pessoas entendessem o negócio de franquias e arriscassem nesse investimento. Temos atualmente casos surpreendentes de sucesso como o da Boticário, Cacau Show, marcas fortes, com ótimos produtos, preços acessíveis, vendas em grande escala. Realmente Eu indico essas marcas, sucesso garantido. O investimento se paga no primeiro ano.

Tenho procurado visitar alguns franqueados, analisar o negócio, antes de realizar um investimento é importante ponderação. Tenho visto que as redes de franquia são basicamente destinadas para atendimentos Particulares com preços populares.

As franquias de clínica médica não oferecem ao franqueado assessoria para credenciamento de convênios, fator primordial para quem não possui ainda clientela formada, por isso os franqueados ao abrirem suas clínicas, ficam as moscas no primeiro ano até formarem e fidelizarem clientela Particular.

As franquias de clínica médica não oferecem ao franqueado prospecção de médicos, pois para um serviço de saúde é essencial que tenha bons médicos.

As franquias de clínica médica não oferecem ao franqueado sistema de informática para gestão do negócio. Em alguns casos existe algum sistema de agendamento, triagem, mas termina por aí. Em muitos casos não vemos nem o uso de Prontuário Eletrônico, sendo tarefa essencial de qualidade para quem presta serviços médicos e cada vez mais sendo exigido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

As franquias de clínica médica não oferecem ao franqueado metodologias de gestão ou técnicas de aprimoramento essenciais a qualquer negócio.

E o maior descalabro que pude evidenciar, foi visitar uma rede de franquias em que observamos que na tela de agendamento de pacientes existe campos como signo do paciente e fases da lua para o dia de agendamento da consulta. Ao perguntar a utilidade dessas informações para o agendamento tivemos a resposta do franqueado de que o sistema que a franquia oferecia para agendamento, era um sistema de agendamento utilizado para salão de cabeleireiros.

Em resumo, os franqueados estão adquirindo um logotipo com a marca da franquia.