SAC - Serviço de atendimento ao cliente para clínica médica


A pouco tempo atrás nós falamos a respeito de Gestão de Relacionamento com o Cliente em software para Clínica Médica, software com funcionalidades de CRM como a pesquisa de satisfação, ajuda não apenas em obtermos avaliações dos pacientes em relação ao atendimento médico como também uma forma de Serviço de Atendimento ao Cliente que todos conhecemos em algumas empresas como o Departamento de SAC.

A gestão de clínica médica não acontece de forma estática analisando estatísticas em um sistema, mas também requer ação do gestor em tomar certas atitudes, de modo que seja eficaz todo o sistema.

Vamos citar aqui de forma breve, uma experiência que tivemos no passado em clínicas que atualmente são players de mercado.

Em nosso software possuímos a pesquisa de satisfação que avalia 3 pilares de qualidade do atendimento em uma clínica médica, sendo elas:

  • Callcenter: Momento em que Eu ligo nesse consultório ou clínica médica para realizar um agendamento
  • Recepção: Momento em que chego no balcão de atendimento ou mesa da secretária do consultório ou clínica médica
  • Médico: E o mais importante, o atendimento médico


Após análise do relatório de pesquisa de satisfação tivemos uma conclusão:

"- Paciente pode avaliar de forma negativa o Callcenter ou Recepção e mesmo assim continuar usufruindo dos serviços da sua clínica médica. Mas, se o atendimento médico for ruim, esse paciente nunca mais volta"

Por esse motivo foi criado o Departamento de SAC nas empresas. E desse serviço surgiu uma conduta muito positiva sendo a seguinte:

Para os casos de atendimento que tiveram avaliação ruim do profissional, o departamento de Serviço de Atendimento ao Cliente da clínica médica oferecia uma nova Consulta com outro profissional da mesma especialidade, de forma gratuita. Sendo assim a clínica médica procurava realizar a fidelização desse paciente.

Para uma análise mais heurística a respeito de atividades que a sua clínica médica pode rede realizar e o software de gestão para clínica médica pode ajudar, recomendamos a leitura de outros 2 materiais criados pela nossa equipe.