Black Freud - Analise-se primeiro, compre depois


Eu acredito que a Clinnet nunca vai participar da Black Friday. Existe alguns fatores para isso. A Clinnet se propõe a ser o software para Clínica Médica mais completo em funcionalidades e oferece a sua consultoria com experiência de 18 anos em gestão embarcada em sés produtos. E como já dizia o tal Chico Anysio; "- e o preço óóó, bem pequenininho".

Poucas pessoas entendem o mercado de Software no segmento de saúde. Podemos dividir eles em 3 categorias. Na primeira categoria existem os softwares Hospitalares como MV Sistemas, TASY da Phillips, Benner. Temos na segunda categoria os softwares para Consultório como, por exemplo; Prodoctor, Hidoctor, Iclinic, Medplus, Shosp e mais outros 82.000 que existem por aí. E não se esquecendo do mais importante temos os softwares para Clínica Médica como o nosso Clinnet ou outros como Feegow,...ops! Não me lembro de muitos dessa categoria. Software para gestão de Clínica Médica existe poucas opções no mercado. Vamos falar um pouco de cada um dos tipos de sistema por aqui para entendermos as diferenças.

Algumas clínicas quando possuem um crescimento e se tornam de um porte grande no mercado ou possuem um projeto Diretor bem estruturado por investidores acabam buscando sistemas de empresas players do segmento de saúde. Em grande parte essas empresas são do ramo Hospitalar e possuem em média 20 anos de mercado ou mais. Vale lembrar que nos primórdios da informatização na área da saúde, os primeiros sistemas nasceram nos Hospitais. Nessas situações a primeira dúvida de que me vem na cabeça é sempre essa; "-Software para Hospital atende bem as necessidades em uma Clínica Médica?" Na lógica da maioria parece que Sim ! Afinal uma Clínica Médica é uma estrutura contida dentro de um Hospital e se o software atende um universo tão maior, com certeza vai atender a todas as necessidades de uma clínica. Grande Engano !

As rotinas, necessidades e até modelo de negócio de um Hospital são completamente diferentes de uma Clínica Médica. Não precisamos analisar muito longe, em um software Hospitalar temos módulos como, por exemplo, Banco de Sangue, Nutrição, entre outros... Ou seja, nada haver com as rotinas em uma clínica. Tudo bem que muitos recursos também possuem afinidade como Faturamento TISS, Prontuário Eletrônico, Agendamento de Pacientes, mas a questão vai, além disso. Um software Hospitalar tem objetivo de realizar a gestão operacional e de rendimentos com atenção na Hotelaria, no Centro Cirúrgico, enquanto o Ambulatório é uma das áreas em que menos se tem atenção. Muitas vezes objetivo do Hospital é para que não haja prejuízos no Ambulatório, enquanto que na Clínica Médica é totalmente o inverso, a sua obtenção de rendimentos está no Ambulatório.

Você que é CEO, Gerente ou Diretor Clínico de uma rede de Clínica Médica e busca todos os anos na Feira Hospitalar um fornecedor de software que possui um produto para Hospital, Pare por aí! Essa será mais uma compra frustrada.

Por outro lado existem os softwares para Consultório. Diariamente Eu recebo de algum CEO de Clínica Médica a seguinte queixa no telefone da minha sala; "- O software que Eu tenho serviu para constituir a minha empresa, mas agora não consigo crescer, não consigo controlar". Essa queixa é recorrente, pois um Software para gestão de Consultório possui a dimensão para gerir um médico e uma secretária. Você também consegue abrir agenda de mais alguns médicos para dividir alguns consultórios ou até realizar o seu Faturamento TISS neles. Poucas pessoas entendem a diferença de um software para gerir uma dimensão tão pequena comparada com uma Clínica Médica que possui departamentos, gerentes, e controles onde o Diretor não está inserido no processo como em um Consultório com a sua Leal secretária.

Você que é CEO, Gerente ou Diretor Clínico de uma Clínica Médica, analise melhor o que você está comprando. Será que você não está trocando o seu Software de Consultório por outro Software de Consultório tornando novamente a realizar uma aquisição frustrada. As vezes acabo ouvindo alguém comentar assim; "- Software para Clínica Médica é tudo igual. Não tem novidade.". De fato essa frase tem um pouco de verdade, quando não se sabe o que está comprando, é tudo igual mesmo.

Venha conhecer nossa equipe de analistas e obtenha uma Consultoria profissional para a sua necessidade.

Clinnet é gestão e software para clínica médica.