Software de clínica médica


Quando entramos no Google e digitamos o termo; software de clínica medica, o resultado é uma variedade de empresas e softwares sendo comercializados. Mas, será que toda essa variedade atende bem o mercado de clínica médica?

Muitas empresas do ramo de software de clínica médica nasceram de uma necessidade específica ou são empresas Startup.

Em grande parte dessas empresas, o software de clínica médica nasceu em um consultório, com um médico e a sua secretária. Esse mesmo software atendeu alguns consultórios e depois foi sendo incrementado para atender estruturas maiores. Nesse cenário fazemos uma reflexão. Qual foi a experiência adquirida por essa empresa de software?

Existem também as empresas Startup. Em sua grande maioria nascem sem nenhuma experiência prévia. Basta uma idéia, um grupo de pessoas entusiasmadas desse mesmo propósito e um Pai rico. Podemos também chamar o Pai rico de Investidor. E pronto... está aberta a empresa, antes mesmo de haver produto, experiência, trabalho, e até mesmo análise de sua viabilidade financeira.

A Clinnet é uma empresa que possui 21 anos de experiência em administração de clínica médica. Nós começamos realizando treinamento, assessoria e desenvolvimento de sistemas para equipes de todos os departamentos de clínica médica, nas 5 regiões do Brasil.

Atualmente no mercado de software de clínica médica, o grande desafio não é tecnológico. A Clinnet possui o software de clínica médica com tecnologia de vanguarda e funcionalidades que superam as expectativas, porém quem são os gestores e usuários que utilizam esse software? Em muitas situações são gestores sem experiência no ramo de clínica médica e usuários que não possuem engajamento em suas funções, principalmente pelo fato de não existir qualificação prévia e treinamento para esses colaboradores nessas instituições. Muitos colaboradores de clínica médica recebem o treinamento de como devem trabalhar da própria Clinnet.

Fique imaginando como deve ser as clínicas, que possuem os colaboradores com esse cenário que Eu acabei de citar, e possuem um software de clínica médica amador. Sem experiência de mercado.

A necessidade das instituições vai muito além da necessidade tecnológica. Muitas delas necessitam aprender como devem resolver os desafios do dia-a-dia para gerir sua clínica médica. É aqui que a Clinnet possui um diferencial para o mercado que busca software de clínica médica. A nossa equipe é formada por profissionais com experiência comprovada em gestão de clínica médica nos principais players do mercado.

Podemos observar na grande maioria dos softwares atuais um foco em agendamento de pacientes e prontuário eletrônico. Como se a gestão de uma clínica se resumisse a isso. Poucos dos softwares de clínica médica possuem uma abordagem a respeito de como a clínica aumenta a sua produtividade, realiza aumento das receitas, estabelece relacionamento com os seus clientes. Ou seja, todas as empresas têm um foco e olhar para o negócio de um consultório.

Outro detalhe. Na grande maioria das empresas de software de clínica médica, as funcionalidades de gestão de contas a pagar, contas a receber e rotinas do departamento financeiro são comercializados como opcionais. Eu deixo aqui uma pergunta, como pode haver perenidade de uma empresa que não realiza controles básicos das suas despesas e recebimentos?

Os recursos humanos são um desafio na área de gestão da clínica médica. Como podemos definir uma graduação e qualificação desses colaboradores que fazem parte da equipe da clínica médica? Atualmente não existe uma escola para formação, e as empresas de clínica médica possuem baixo investimento para treinamento desses colaboradores. Observamos que geralmente os departamentos de callcenter e recepção possuem requisito prévio para contratação e recebem algum tipo de treinamento, mas departamentos mais administrativos como por exemplo; faturamento, financeiro, vendas, crm, almoxarifado, são em grande maioria preenchidos com colaboradores sem experiência ou ao menos um treinamento prévio. Na verdade, os departamentos administrativos da clínica, geralmente são preenchidos com a promoção de algum colaborador do callcenter, ou da recepção, ou até mesmo um profissional de enfermagem.