A cegueira da clínica médica


Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? (Lucas 6:39-42)

Alguns dias atrás Eu recebo um telefonema.

“ – Preciso contratar a sua empresa com urgência. Você pode vir hoje? ”

Compreendemos que existem cenários críticos, aonde o software ou gestão da clínica médica necessita ser revitalizado, mas a situação de urgência me chamou atenção. Geralmente esse tipo de urgência vem acompanhado de surpresas.

Ao chegar na clínica médica no horário agendado, exatamente as 10:00 da manhã, percebo que o endereço possui localização privilegiada na Zona Oeste de São Paulo. A primeira impressão é de um prédio bonito, havia estacionamento próprio com manobrista. Ao adentrar percebi que tínhamos 3 recepcionistas e 1 ou 2 pacientes na espera, Eu achei a clínica vazia.

Logo na sequência Eu sou recebido pela Gerente da clínica médica. No meio do caminho ela comenta;

“ – Estamos com problemas no sistema. Agenda está toda ocupada, mas não temos pacientes. Existe algo de errado aqui.”

Rapidamente Eu sou apresentado ao quadro de gestores e iniciamos a apresentação dos principais serviços da Clinnet e rotinas operacionais do nosso software de gestão para clínica médica. Essa é uma parte que costuma ser um pouco frustrante da nossa visita de apresentação, pois em 1 ou 2 horas não conseguimos demonstrar muito mais do que 5% do que o nosso produto pode auxiliar na operação e gestão da clínica médica.

Um fato curioso durante a apresentação é que pouco se falava de software ou administração da clínica. Aos poucos percebemos que a empresa que possuía outros 2 sócios, estavam em litígio com a proprietária atua da clínica. A empresa de software que a clínica utiliza tem como proprietário um dos ex-sócios que se encontrava em litígio.

E na medida em que continuavam a falar da empresa, só escutávamos casos de conflitos, litígios, e percebemos que o departamento que mais estava trabalhando na clínica, era o departamento jurídico.

Em determinado momento, Eu perguntei para Gerente da clínica médica;

“ – Você possui experiência anterior no mercado da saúde? ”

E na sequência ela me informa;

“ Não Jalel ! Eu tive uma pousada por 10 anos no Guarujá. Eu sou economista e faço recuperação de empresas ”

Precisamos fazer um adendo a partir de agora antes de continuarmos.

Para cozinhar um bolo, se faz necessário conhecer alguma receita e o seu modo de preparo.

Para ser mecânico de automóveis, precisamos compreender o funcionamento dos carros e os diferentes modelos existentes.

Para ser engenheiro, é necessário graduação, estágio e muito esforço para formação e consolidação de sua experiência.

E para gerir uma clínica médica..... não tem pré-requisito nenhum?

Administre uma Pousada e ganhe o diploma para gestor de clínica médica. Os dois negócios são quase iguais, não é mesmo?

No dia seguinte já iniciamos as tratativas do contrato. Existia de fato urgência... ficamos por 2 dias realizando orientações e tratando condições comerciais e a respeito de preços. Nesse entre tempo a Proprietária tinha 2 dúvidas, e a sua Gestora tinha ao mesmo tempo outras 20 dúvidas. A Proprietária solicitava um desconto de 10% e sua a Gestora solicitava desconto de 50% na proposta comercial, com a Proprietária iniciamos a definição de um cronograma de atividades, enquanto a sua Gestora solicitava presença integral e imediata, a Proprietária assinou o contrato e a sua Gestora ainda questionava condições comerciais que já estavam aprovadas pela Proprietária da clínica.

No primeiro dia de atividades, Eu realizei a recomendação para a Proprietária da clínica médica, o afastamento da sua Gestora nas atividades de implantação do Clinnet. Diante da nossa notificação a Proprietária decidiu que seria mais importante para a sua clínica médica conduzir a implantação de outro software com a sua atual Gestora.

A Clinnet agradeceu pela decisão. A Clinnet também escolhe atender empresas que possam crescer e não permaneçam com uma cultura falida.